Vimos, por meio deste comunicar nossa decisão em realizar a oficina de matemática,
referente ao "Projeto Multiplicadores de Aprendizagem", com data prevista para o dia
04 de abril do corrente ano e, carga horária de 8 horas. Contamos, no entanto com a
presença de 52 partticipante entre professores e coordenadores pedagógicos. Segue
em anexo o projeto com as estratégias de trablho e objetivos a serem alcançados.
referente ao "Projeto Multiplicadores de Aprendizagem", com data prevista para o dia
04 de abril do corrente ano e, carga horária de 8 horas. Contamos, no entanto com a
presença de 52 partticipante entre professores e coordenadores pedagógicos. Segue
em anexo o projeto com as estratégias de trablho e objetivos a serem alcançados.
Certos de contarmos com a parceria desta editora - FTD, solicitamos uma ajuda de
custo para o lanche e almoço dos participantes, bem como, o material pedagógico para
este evento, conforme relação abaixo.
custo para o lanche e almoço dos participantes, bem como, o material pedagógico para
este evento, conforme relação abaixo.
- pasta
- caneta
- bloquinho de papel
Fábia e Cecília
Justificativa
A matemática por sua relevância presença, desde os tempos mais primórdios de nossa história, não deixa de ser a essência do cotidiano das diversas culturas humanas, apresentando peculiaridades evidentes na relação entre o universo tecnológico e os recursos utilizados de maneira mais rudimentar possível. Em tempos atuais em que, as fontes tecnológicas rebatem com força a permanência da matemática tradicional, é considerável a inciativa em se buscar inovações precisas no ensino dessa disciplina, priorizando mudanças dentro das salas de aula, já que o aluno é o centro deste contexto atualizado e transformador.
Tomando como base, informações que divulgam as mudanças ocorridas ao longo do tempo no que se refere ao campo da matemática, bem como nosso compromisso com uma educação de qualidade é que a Coordenadoria de Assessoria Pedagógica – CAP no município de Itarema acata o Projeto Multiplicadores de Aprendizagem apresentado pela editora FTD, e direciona esse novo olhar ao recurso que o aluno dignamente tem ao seu alcance: “o livro didático”, forte aliado em sua aprendizagem.
O livro didático adotado nas escolas públicas municipais de ensino fundamental II (6º ao 9º ano) é a Nova Conquista da Matemática – FTD, com uma estrutura bem elaborada, recursos pedagógicos diversificados e coerentes aos conteúdos relacionados, desafios e informações interdisciplinares.Visando o excelente aproveitamento desse material, sentimos a necessidade em compartilhar com os professores de matemática este momento de reflexão, parceria e ação. Eis o motivo, pelo qual decidimos realizar essa oficina pedagógica e, com a melhor das intenções permitirmos a cada um de nós experimentarmos os desafios que surgem a cada momento.
Objetivo Geral: despertar no professor, a valorização do livro didático no processo de ensino-aprendizagem, quando bem utilizado, de forma consciente e dinâmica seus conteúdos programáticos.
Específicos:
· Refletir sobre o bom uso do livro didático e que metodologia melhor se adequa ao conteúdo abordado em sala.
· Propor uma análise dos conteúdos do livro e quais conteúdos priorizar durante o ano letivo.
· Desenvolver atitudes que desmitifiquem a matemática e que contribuam para o rendimento escolar dos alunos.
· Estabelecer metas e prioridades que estejam de acordo com as avaliações internas e externas (SPAECE, PROVA BRASIL, ETC).
· Despertar o prazer de ensinar, no professor, para que possam incentivar no aluno o gosto pelo estudo da matemática, na busca de uma aprendizagem significativa.
Recursos
· Livro didático
· Data show
· Computador
· Software
· Jogos e materiais diversos
· Revistas para recortes
· Canetinhas
· Cartolinas
· Cola
· Tesouras
· Eva
· Desafios
Metodologia
· Realização de oficinas com os professores do 6º ao 9º ano, propondo metodologias e estratégias de ensino da matemática.
· Realizar visitas às escolas para observar as práticas docentes com relação ao uso do livro didático.
· Promover momentos de trocas de experiências com os professores das diversas escolas do município.
· Propor momentos de reflexão e de avaliação da prática docente e do uso do livro didático.
· Confecção de portfólio.
Cronograma
FEV --- Preparação da oficina
MAR– Realização de visitas às escolas para observar às práticas docentes.
ABR – Realização de oficina com professores.
MAI – Desenvolver novas metodologias na sala de aula c/os alunos.
JUN – Reflexão e auto avaliação do professor.
AGO – Preparação da II oficina.
SET – Realização da II oficina com os professores.
OUT – Uso de novas metodologias e novas práticas docentes.
NOV – Confecção e exposição dos portfólios.
Avaliação
Acreditamos que avaliação é um processo contínuo e natural aos seres humanos, nas mais diversas situações. Diante desse pressuposto, a avaliação se dará através dos mais distintos instrumentos: provas, trabalhos, atividades coletivas e individuais, miniprojetos, portfólio e registros das atividades dos alunos.
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