sexta-feira, 13 de abril de 2012

MULTIPLICADORES DE APRENDIZAGEM - ACARAÚ - CE


SELO_UNICEF_NAC_INTER                                    PREFEITURA MUNICIPAL DE ACARAÚ
                                          SECRETARIA  DE EDUCAÇÃO
NÚCLEO ACOMPAMHAMENTO TÉCNICO E PEDAGÓGICO


PROJETO
 JORNADA DA MATEMÁTICA





Professor: Samuel Melo Teodósio e Messias Wagner Ferreira








ACARAÚ - CEARÁ
FEVEREIRO/2012
"Se um aluno(a) não pode aprender da maneira que é ensinada, é melhor ensiná-la da maneira que ele(a) pode aprender."




(MARION WELCHMANN)











PÚBLICO ALVO:

 Coordenadores Pedagógicos e professores de matemática.





JUSTIFICATIVA

     Temos dados suficientes para constatar inúmeros problemas relativos ao processo ensino-aprendizagem da Matemática. A abrangência do conhecimento matemático no contexto sócio-cultural, muitas vezes, no ambiente escolar, encontra-se tímida e paradoxalmente restrita. A sociedade moderna exige, diz D’Ambrosio (sd), “participação ativa de todos os interessados na tomada de decisões. Na prática docente isso se manifesta na elaboração do aprendizado.“ Não por acaso, portanto, as leis brasileiras vigentes para a Educação promovem à escola e ao educador autonomia para as ações e novas considerações sobre a realidade.
     A Pedagogia de Projetos é uma forma otimista de imprimir mudanças significativas ao processo pedagógico da Matemática.
     Diante de sua perspectiva participativa, colaborativa, prospectiva e contextualizada, o projeto pode ser considerado na Didática Matemática como uma perspectiva de viabilizar mudanças positivas e qualitativas no trato com o conhecimento matemático em via do exercício da cidadania, por essas razões a “JORNADA DA MATEMÁTICA” vem contribuir com  uma dinâmica no ensino-aprendizagem.
      


OBJETIVOS


         A Jornada da Matemática vem elaborar ação com Oficinas que comtemplam jogos simples e 3D, dinâmicas matemáticas, o uso do Tangram, quebra-cabeça,  questões matemáticas direcionadas para o Spaece e Prova Brasil, vídeos pedagogicamente matemáticos, tabuada dinâmica, atividades virtuais e interdisciplinar , o uso da arte na matemática  e o  teatro na matemática.
         O processo didático-pedagógico é totalmente prático na individualidade e em equipe com construção de materiais e disponibilizando arquivos digitalizados.







METAS


ü Promover a participação de 100% das escolas da sede e do interior;
ü Organizar a participação direta dos professores e coordenadores pedagógicos do  Ensino Fundamental;
ü Buscar resultados quantitativos nas escolas não municipais;
ü Analisar 100% das questões aplicadas nos diagnósticos da Rede Estadual e Rede Privada de ensino;   
ü Investigar os alunos por regiões do Município de Acaraú, baseando-se nos resultados quantitativos coletados.
ü Aplicar e fazer participar 100% dos professores para ter embasamento teórico e pratico no desenvolvimento da metodologia.

 





PROCEDIMENTO


AÇÕES

EXECUÇÃO

DATA

LOCAL DA PROVA

DIVULGAÇÃO
·         Aplicação  Jornada  da matemática.




















































AVALIAÇÃO




                     Considerando a intencionalidade da Jornada da Matemática, preferencialmente na Educação  Básica, o público-alvo direto desta proposta deve demonstrar o empenho e participação direta, ficando o saber matemático e a experiência na participação dessa prática pedagógica.







REFERÊNCIAS



D’AMBROSIO, Ubiratan. Conteúdo nos cursos de formação de professores de matemática. Disponível em <http://vello.sites.uol.com.br/conteudo.htm>. Acesso em 30. mar.2007.


VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.) Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 23. ed. Campinas: Papirus, 2001.



BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. Brasília:MEC/SEF,1997












































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