PROJETO: Consolidando Competências Educativas
Público Alvo: Professores dos Anos Iniciais e Ensino Fundamental II em Português e Matemática
Professores Responsáveis: Edineide Silveira (Matemática II) Élcia Oliveira (Anos Iniciais) e Lívia Maurício (L. Portuguesa II)
Secretaria Municipal Educação Básica [mailto:semebtab@hotmail.com]
Objetivo Geral: Apresentar e discutir temáticas e propostas de intervenções pedagógicas, buscando consolidar conteúdos básicos propostos no livro didático.
Objetivos específicos:
· Desmitificar o ensino da matemática a partir de situações-problema vividas no cotidiano;
· Diagnosticar e intervir diretamente em conteúdos que desafiam a compreensão do educando;
· Conhecer a metodologia da seqüência didática para o ensino de gêneros textuais;
· Identificar as diferentes práticas de produção textual em sala de aula;
· Aperfeiçoar o ensino da leitura e da escrita como prática social;
· Contextualizar o estudo da gramática em textos diversos;
· Identificar elementos lingüísticos de coerência e coesão em diferentes textos;
· Refletir sobre a importância da literatura para adolescentes.
Justificativa: Essa temática surgiu a partir de discussões pedagógicas com o grupo de professores do município de Tabuleiro do Norte, quando se discutia os resultados apresentados pelas avaliações diagnósticas com os alunos. Tem como principal objetivo o enriquecimento da prática pedagógica tornando-a mais eficiente e eficaz. Enfatizando ainda essa questão, espera-se que esse trabalho se firme como uma proposta de intervenção pedagógica que venha a representar uma evolução no processo de ensino e aprendizagem.
Metodologia:
· Divisão em três grupos de trabalho;
· Oficinas Temáticas;
· Resolução de Situações-Problema;
· Socializações de trabalhos de sala e de campo;
· Narrativas de vivências em sala de aula relacionadas aos temas;
· Exploração de Seqüências Didáticas;
· Leitura e discussão de textos.
Cronograma de atividades dos respectivos grupos de trabalho: LP (Fund. II), MAT (Fund. II) e Anos Inicias Linguagens e Códigos.
31/08 – Aula Inaugural / Apresentação do Curso / Discussão dos resultados do SPAECE 2010 do 9º Ano.
14/09 – Apresentação do Projeto Multiplicadores de Aprendizagem – Semeadores da Educação – FTD / Como trabalhar com Seqüências didáticas;
21/09 – Reflexão - Leitura e Escrita: duas habilidades diferentes/ Projeto - Operações básicas no 6º Ano / Contribuições teóricas de Emília Ferreiro e Ana Teberosky;
28/09 – Oficina 01: Seqüência didática para o ensino de gêneros textuais / Entendendo área e perímetro através do Geoplano / A teoria socioconstrutivista de Emília Ferreiro: Psicogênese da Língua Escrita;
05/10 – Oficina 02: Gêneros textuais na sala de aula: entre modas e realidades / Área e Perímetro para entender polinômios / Na trilha da aprendizagem;
11/10 – Oficina 03: O ensino da produção textual em sala de aula / Entendendo a construção da idéia de fração / Alfabetização e letramento - uma possibilidade de intervenção - 1ª parte;
19/10 – Oficina 04: Produção de texto: ponto de partida e ponto de chegada / Frações sem mistério / Alfabetização e letramento - uma possibilidade de intervenção - 2ª parte;
26/10 – Oficina 05: Situação de produção: o que dizer? como? para quem? com que intenção? / Entendendo frações equivalentes como auxílio para fundamentar o MMC / Rotina e seqüência didática ;
01/11 – Oficina 06: Revisar o dito e o escrito / Seqüência didática para manipular Produtos Notáveis / Atividades alimentadoras e atividades estruturantes;
09/11 – Linguagem e Cultura - Variantes Lingüísticas: Desfazendo Equívocos / A Geometria através do Geoplano (Triângulos, Quadriláteros e Circunferência) / A organização do tempo pedagógico;
16/11 – Análise Lingüística e Análise literária - Gramática: Seus Vários Sentidos / Área das figuras planas através do geoplano e dobraduras / Na trilha da aprendizagem;
23/11 - Gênero e Tipos Textuais / Gênero literário e não literário / Concretizando o Plano Cartesiano / Oficina 01: Gêneros textuais na sala de aula: entre modas e realidades
30 /11 – Tipos Textuais no processo de ensino-aprendizagem / Teorema de Pitágoras na prática / Oficina 02 - O ensino da produção textual em sala de aula;
07/12 – Estilo, Coerência e Coesão / Coerência e Coesão Textual / Compreendendo Funções / Oficina 03 - Caminho das pedras;
14/12 - Leitura e Processo da Escrita / Literatura para adolescentes / Oficina 04 -
Situação de produção: O que dizer? Como? Para quem? Com que intenção?
21/12 – Encerramento do Curso – Socialização.
04 e 11/01/2012 - Estas horas serão preenchidas com atividades de campo que serão orientadas e aplicadas no decorrer do curso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário