Multiplicadores de Aprendizagem Semeadores da Educação
Município Caucaia – Ce
Multiplicador de Caucaia - Ce
Georgina Selma
E-mail: sme.pedagogica@yahoo. com.br
Coordenadoria de Desenvolvimento Pedagógico
Secretaria Municipal de Educação
Governo Municipal de Caucaia
Estado do Ceará
Secretaria Municipal de Educação
Governo Municipal de Caucaia
Estado do Ceará
Maria Tereza Pereira
E-mail: maria.tereza@ftd.com.br
Assessora Pedagógica Editora FTD Filial Fortaleza
Ação para 09/09/11 com 90 professores
Setembro 2011
PROJETO MATEMÁTICA NO COTIDIANO
“Se uma criança não pode aprender da maneira que é ensinada,
é melhor ensiná-la da maneira que ela pode aprender”
Marion Welchmann
Justificativa
Em uma sociedade caracterizada pelo conhecimento, comunicação e tecnologia, como a atual, é preciso que os estudantes comecem a comunicar ideias, procedimentos e atitudes matemáticas em situações de vivência, usando para isso, resoluções de problemas, probabilidade, raciocínio combinatório, estimativas, cálculos mentais, articulados entre si e conectados com outras áreas de conhecimento.
Objetivos gerais da Matemática para o Ensino Fundamental de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais
· Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo à sua volta;
· Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos da realidade estabelecendo inter-relações entre eles;
· Selecionar, organizar e produzir informações relevantes, para interpretá-las e avalia-las criticamente;
· Resolver situações-problemas sabendo validar estratégias e resultados desenvolvendo formas de raciocínio e processos, como intuição, indução, dedução, analogia, estimativa, etc.;
· Apropriar-se de maneira adequada da linguagem matemática;
· Aplicar os conhecimentos matemáticos em situações reais.
Conteúdos
· Ideias associadas às operações matemáticas (adição, subtração, multiplicação e divisão);
· Potência de um número racional;
· Números inteiros;
· Porcentagem;
· Noção de função.
Objetivos específicos
· Associar a adição de números naturais às ideias de juntar e acrescentar;
· Associar a subtração às ideias de tirar, completar e comparar;
· Associar a multiplicação de números naturais às ideias de adição de parcelas iguais e combinatórias;
· Associar a divisão a ideia de repartir em partes iguais e em quantas vezes cabe;
· Calcular porcentagens;
· Identificar potências de base racional e expoente natural;
· Identificar números que são quadrados perfeitos;
· Efetuar cálculos envolvendo números inteiros positivos e negativos;
· Identificar relação entre duas grandezas.
Metodologia
· Utilização de material manipulado (concreto);
· Resolução de exercícios de fixação;
· Desafios;
· Dramatização de situações concretas;
Recursos Didáticos
· Material manipulado;
· Calculadora;
· Tabelas;
· Gráficos;
· Avaliação;
· Trabalhos em grupo e individuais;
· Provas escritas;
· Testes com múltiplas escolhas;
· Pesquisas realizadas em sala ou com tarefa de casa;
· Participação.
Segundo Maria Montessori, médica e educadora italiana, “nada deve ser dado as crianças no campo da Matemática, sem primeiro apresentar-se a ela uma situação concreta que a leve a agir, a pensar, a experimentar, a descobrir e daí mergulhar na abstração.”
Para Carreher e Schilemann “não precisamos de objeto em sala de aula, mas sim de objetivos, de situações em que a resolução de um problema implique na utilização dos princípios lógicos matemáticos a serem ensinados.”
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. Secretaria de Educação Fundamental - Brasília: MEC/SEF, 1997.
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