segunda-feira, 5 de setembro de 2011

MULTIPLICADORES DE APRENDIZAGEM CAUCAIA - CE



Multiplicadores de Aprendizagem Semeadores da Educação
Município Caucaia – Ce
       
Multiplicador de Caucaia - Ce
Georgina Selma
Coordenadoria de Desenvolvimento Pedagógico
Secretaria Municipal de Educação
Governo Municipal de Caucaia
Estado do Ceará

Maria Tereza Pereira
Assessora Pedagógica Editora FTD Filial Fortaleza

Ação para 09/09/11 com 90 professores

Setembro 2011
PROJETO MATEMÁTICA NO COTIDIANO

“Se uma criança não pode aprender da maneira que é ensinada,
é melhor ensiná-la da maneira que ela pode aprender”
Marion Welchmann




Justificativa
Em uma sociedade caracterizada pelo conhecimento, comunicação e tecnologia, como a atual, é preciso que os estudantes comecem a comunicar ideias, procedimentos e atitudes matemáticas em situações de vivência, usando para isso, resoluções de problemas, probabilidade, raciocínio combinatório, estimativas, cálculos mentais, articulados entre si e conectados com outras áreas de conhecimento.

Objetivos gerais da Matemática para o Ensino Fundamental de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais
·         Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo à sua volta;
·         Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos da realidade estabelecendo inter-relações entre eles;
·         Selecionar, organizar e produzir informações relevantes, para interpretá-las e avalia-las criticamente;
·         Resolver situações-problemas sabendo validar estratégias e resultados desenvolvendo formas de raciocínio e processos, como intuição, indução, dedução, analogia, estimativa, etc.;
·         Apropriar-se de maneira adequada da linguagem matemática;
·         Aplicar os conhecimentos matemáticos em situações reais.

Conteúdos
·         Ideias associadas às operações matemáticas (adição, subtração, multiplicação e divisão);
·         Potência de um número racional;
·         Números inteiros;
·         Porcentagem;
·         Noção de função.

Objetivos específicos
·         Associar a adição de números naturais às ideias de juntar e acrescentar;
·         Associar a subtração às ideias de tirar, completar e comparar;
·         Associar a multiplicação de números naturais às ideias de adição de parcelas iguais e combinatórias;
·         Associar a divisão a ideia de repartir em partes iguais  e  em quantas vezes cabe;
·         Calcular porcentagens;
·         Identificar potências de base racional e expoente natural;
·         Identificar números que são quadrados perfeitos;
·         Efetuar cálculos envolvendo números inteiros positivos e negativos;
·         Identificar relação entre duas grandezas.

Metodologia
·         Utilização de material manipulado (concreto);
·         Resolução de exercícios de fixação;
·         Desafios;
·         Dramatização de situações concretas;

Recursos Didáticos
·         Material manipulado;
·         Calculadora;
·         Tabelas;
·         Gráficos;
·         Avaliação;
·         Trabalhos em grupo e individuais;
·         Provas escritas;
·         Testes com múltiplas escolhas;
·         Pesquisas realizadas em sala ou com tarefa de casa;
·         Participação.
Segundo Maria Montessori, médica e educadora italiana, “nada deve ser dado as crianças no campo da Matemática, sem primeiro apresentar-se a ela uma situação concreta que a leve a agir, a pensar, a experimentar, a descobrir e daí mergulhar na abstração.”
Para Carreher e Schilemann “não precisamos de objeto em sala de aula, mas sim de objetivos, de situações em que a resolução de um problema implique na utilização dos princípios lógicos matemáticos a serem ensinados.”

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. Secretaria de Educação Fundamental - Brasília: MEC/SEF, 1997.

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