quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

PROJETO DE MATEMÁTICA - ITAPIPOCA/CE

                                                                               ESTADO DO CEARÁ
                                                           PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPIPOCA
                                                    SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E DESPORTO ESCOLAR
                                                        NÚCLEO DE ASSESSORIA PEDAGÓGICA - NAP
                        

PROJETO DE MATEMÁTICA
                                         
I - IDENTIFICAÇÃO
PROJETO: Livro Didático
PÚBLICO ALVO: Alunos do 6º ao 9º ano
RESPONSÁVEL PELA EXECUÇÃO: Cesário Alves de Lavor
PERÍODO: Janeiro a Dezembro de 2012.

II - JUSTIFICATIVA

    Ao refletir sobre o mundo atual, é possível observar a presença da Matemática nas atividades humanas das diversas culturas. As mais elementares ações cotidianas requerem competências matemáticas, que se tornam mais complexas na medida em que as interações sociais e as relações de produção e de troca de bens e serviços se diversificam e se intensificam. Em sociedades como a nossa, permeadas por tecnologias de base científica e por um crescente acúmulo e troca de informações de vários tipos, é consenso reconhecer que as competências matemáticas tornaram-se um imperativo.
    As mudanças no mundo do trabalho têm sido cada vez mais rápidas e profundas, e exigem capacidade de adaptação a novos processos de produção e de comunicação. Um olhar sobre o passado também mostra que, em todas as épocas, as atividades matemáticas foram uma das formas usadas pelo homem para interagir com o mundo físico, social e cultural, em intensidade e diversidade crescentes com a evolução da história.
A Matemática é uma disciplina que historicamente é vista como a mais difícil, levando a justificar o estudo de pouco conteúdo e má utilização do livro didático, desconsiderando o valor relevante deste para o processo de ensino-aprendizagem.
A utilização eficaz do livro didático é indispensável para garantir um melhor desempenho escolar e como qualquer outro recurso, tem sua importância condicionada ao uso que o professor faça do mesmo. Não só pelo seu emprego correto, mas sabendo explorá-lo em função dos objetivos a alcançar, sabendo enfatizar os seus pontos fortes e anular seus pontos fracos.
Dessa forma, procura-se aumentar os efeitos positivos da presença do livro didático em nossas escolas públicas; efeitos esses que não dependem apenas de uma boa escolha do livro, mas também de um uso adequado deste instrumento em sala de aula, por conta disso o Núcleo de Assessoria Pedagógica – NAP se propõe a implantar o projeto Livro Didático, como uma forma de contribuir com a prática pedagógica dos professores e consequentemente a melhoria do ensino na disciplina de matemática.


III - OBJETIVO GERAL
Valorizar o livro didático de matemática do 6°ao 9°anos, garantindo a sua eficácia no processo de ensino-aprendizagem e o aproveitamento significativo dos conteúdos programáticos.


3.1  OBJETIVOS ESPECÍFICOS
•    Refletir sobre um melhor aproveitamento dos conteúdos do livro didático e metodologias adequadas a estes conteúdos;
•    Analisar o livro didático, fazendo a divisão de conteúdos dentro do plano global;
•    Aproveitar melhor o conteúdo estabelecido, enfatizando pontos relevantes à aprendizagem dos alunos e contribuindo com as avaliações internas e externas dos alunos;
•    Estabelecer metas e priorizar a conclusão dos conteúdos do livro didático durante o ano letivo;
•    Desenvolver ações que visem incentivar o aluno a gostar de seu livro, despertando o gosto pela disciplina de matemática vivenciada numa perspectiva de aprendizagem significativa e prazerosa.


   
IV - METODOLOGIA
•    Realizar oficina de matemática com os professores para uma reflexão sobre o bom uso do livro didático e como trabalhar conteúdos de forma significativa e dinâmica;
•    Desenvolver atitudes que desmistifique alguns mitos com relação à Matemática;
•    Estimular a participação dos alunos através de estudos do livro didático;
•    Criar momentos coletivos na Escola para intensificar a conscientização sobre o uso do livro didático e a conservação do mesmo;
•    Visitas as escolas para acompanhamento do uso dos livros.




V – CRONOGRAMA

Desenvolvimento das Ações    Responsável    Jan    Fev    Mar    Abr    Mai    Jun    Jul    Ago    Set    Out    Nov    Dez
Lançamento do Projeto para o Núcleo Gestor   

Cesário    X                                           
Lançamento do Projeto para os professores    Cesário        X                                       
Realizar oficinas sobre o livro didático    

Cesário        X        X                X        X       
Desenvolver atitudes que desmistifique mitos com relação à Matemática;
    Cesário e professores        X    X    X    X    X    X    X    X    X    
X   
X
Estimular a participação dos alunos através de estudos do livro didático;
            X    X    X    X    X    X    X    X    X   
X   
X
Criar momentos coletivos na Escola para intensificar a conscientização sobre o uso do livro didático e a conservação do mesmo            X                        X               
Visitas as escolas             X    X    X    X    X    X    X    X           
Realizar nos distritos uma exposição sobre os conteúdos dos livros didáticos                                               
X   
X



VI– RECURSOS

- Livro didático
- Projetor de slides
- Computador
- Material Dourado e outros diversos
- Software
- Jogos
- Revistas especializadas


VII – AVALIAÇÃO

            Um dos norte que se segue na avaliação do cenário nacional é a orientação dos parâmetros Curriculares Nacionais. Para a área da Matemática o mesmo afirma que:

“Na atual perspectiva de um currículo de Matemática para o ensino fundamental, novas funções são indicadas à avaliação, na qual se destacam uma dimensão social e uma dimensão pedagógica. No primeiro caso, atribui-se à avaliação a função de fornecer aos estudantes informações sobre o desenvolvimento das capacidades e competências que são exigidas socialmente, bem como auxiliar os professores a identificar quais objetivos foram atingidos, com vistas a reconhecer a capacidade matemática dos alunos, para que possam inserir-se no mercado de trabalho e participar da vida sociocultural. No segundo caso, cabe à avaliação fornecer aos professores as informações sobre como está ocorrendo a aprendizagem: os conhecimentos adquiridos, os raciocínios desenvolvidos, as crenças, hábitos e valores incorporados, o domínio de certas estratégias, para que ele possa propor revisões e reelaborações de conceitos e procedimentos ainda parcialmente consolidados. Assim, é fundamental que os resultados expressos pelos instrumentos de avaliação sejam eles provas, trabalhos, registros das atitudes dos alunos, forneçam ao professor informações sobre as competências de cada aluno em resolver problemas, em utilizar a linguagem matemática adequadamente para comunicar suas idéias, em desenvolver raciocínios e análises e em integrar todos esses aspectos no seu conhecimento matemático. As formas de avaliação devem contemplar também as explicações, justificativas e argumentações orais, uma vez que estas revelam aspectos do raciocínio que muitas vezes não ficam evidentes nas avaliações escritas.”

            Por isso durante o desenvolvimento do projeto, serão avaliados todos os aspectos citados acima no tocante às diversas formas de avaliar em Matemática. E, como ponto alto do projeto, ao final do ano letivo o professor deverá ter trabalhado com os alunos todo o conteúdo programático para ter como ponto alto a aprendizagem dos mesmos, e esta resultará em uma culminância com um momento de apresentação nos distritos a cerca das ações realizadas pelos professores e alunos sobre o livro didático. Outra forma de avaliação será através de visitas do técnico da SME que observará através de depoimentos, conversação e observação da prática da sala de aula para quando necessário realizar intervenções. Em síntese, a avaliação é tão somente o aprender prazerosamente dos alunos.




VII – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS



www.slideshare.net/23568921/pcn-matematica - Estados Unidos
14 jan. 2010 – PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS TERCEIRO E QUARTO CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL MATEMÁTICA.

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARÂMETROS
portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf
Livro Adotado: José Ruy Giovani Júnior, Benedictor Castrucci.- Ed. Renovada.- São Paulo: FTD, 2009. – (coleção a conquista da matemática)

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